domingo, 15 de novembro de 2009

Introdução

Primeiro, um resumo da História da administração.

Não há um momento exato de quando surgiu a idéia de administrar, porém há a data de registro da lei , que criou a profissão do Administrador.Dia 09 de setembro de 1965.

A cronologia com os egípicios 5000 a.C.

Em 500 a.C. na China,houve a necessidade de adotar um governo para o Império,a Constituição de Chow, com seus oito egulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.

Apontam-se, ainda, outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacando-se como administradores natos.
A Alemanha e a Áustria,de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental.Pois tinha necessidade de definir os objetivos,doutrinas,condutas cristãs e condições para de tornar membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário